Você está atrás de expandir os seus negócios através da exportação? Saiba que esse processo é divido em dois tipos de exportação: a direta ou indireta.

Antes mesmo de exportar ou escolher os seus clientes no exterior, é necessário entender alguns processos aos quais você terá de se adequar. Para esclarecer esses processos, e ajudar a escolher a melhor forma de exportar, vamos falar tudo sobre os tipos de exportação e sobre as suas vantagens e desvantagens.

Quais os tipos de exportação?

Independente do tipo de exportação, o objetivo é sempre o mesmo, a venda e o envio de mercadorias nacionais para um território exterior. A questão fundamental na hora de escolher o tipo de exportação, é entender a fundo a sua atividade comercial. Assim, a escolha de qual tipo de exportação utilizar será consciente e precisa para o seu negócio.

1 – Exportação Direta

A exportação direta leva esse nome pois é realizada pelo próprio fabricante, o exportador, diretamente ao comprador, o importador. Nessa categoria, o exportador não utiliza de intermediários no processo.

Assim, a empresa exportadora é a responsável administrativa de todas as vendas ao exterior, desde o embarque até a logística e todos os detalhes comerciais e burocráticos da transação.

  • Vantagens Exportação Direta

Nesse tipo de exportação, existem vários incentivos ficais que geram economia no bolso do exportador. Desse modo, você acaba aumento sua margem de lucro e entra no mercado exterior de modo mais competitivo, pois pode investir mais na sua expansão.

Além disso, a grande maioria dos produtos é isenta de IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e sem incidência de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A exportação direta permite que a empresa exportadora tenha o controle de todo o processo de venda dos seus produtos. Ela pode definir as estratégias de marketing e distribuição, assim tem maior influência em como sua imagem no mercado exterior é construída. Além de estabelecer um contato direto com o cliente, ter fácil acesso a feedbacks e possibilidade de adequar suas estratégias de mercado.

Entretanto, uma vez que a centralização de todo o processo está nas suas mãos, essas vantagens podem sair caro caso não se tenha conhecimento e experiência sobre exportação. Toda essa responsabilidade da transação, portanto é uma modalidade recomendada para empresas com experiência ou que estabeleça um setor responsável sobre o Comércio Exterior e com profissionais capacitados.

2 – Exportação Indireta

Na exportação indireta, a transação é realizada por um terceiro, normalmente uma Trading Company, que compra os seus produtos com o objetivo de exportar. Nesse cenário, fabricante e comprador não estabelecem uma relação.

  • Vantagens e desvantagens da exportação indireta

Como o exportador não precisa se preocupar com a busca por clientes e em estabelecer uma relação de confiança com o comprador, isso é responsabilidade da empresa intermediária. Além disso, a transação segue as mesmas regras de importação direta no que diz respeito as tributações.

Dentro da exportação indireta, existe uma outra alternativa para quem busca exportar, o consórcio de exportadores. Esse modelo estabelece relação entre empresas que se unem a fim de ampliar as suas exportações. Desse modo, as empresas conseguem diminuir os custos, já que os mesmos são divididos entre as empresas participantes do consórcio.

A exportação indireta permite que a empresa de foco na sua área de expertise, produza e venda para uma terceira que já tem a experiência e a habilidade para a exportação. Entretanto, o exportador pode perder a oportunidade de entender e se fortalecer no mercado exterior.

Qual tipo de exportação escolher?

Escolher qual a melhor forma de exportar o seu produto irá depender de alguns fatores ligados ao seu negócio. Caso você não seja experiente, o mais indicado é começar pela exportação indireta, pois terá a segurança de uma empresa intermediando toda a operação.

Por outro lado, se a sua empresa tem certa experiência e deseja de fato adentrar o mercado internacional e ter controle sobre todas as tomadas de decisão, a exportação direta é o caminho.

Por isso, é muito importante que você entenda os objetivos da sua empresa. Entender e planejar aonde você quer chegar irá ajudar na tomada de decisão. A exportação direta parecer ser mais complexa e trabalhosa, porém é mais lucrativa, enquanto a indireta é mais prática, mas restringe a sua área de responsabilidade, ação e controle da sua imagem.