O comércio exterior possibilita a expansão dos mercados através da comercialização de bens e serviços entre países. Porém, por tratar-se de diferentes culturas e políticas, é importante que você entenda como todo o processo de importação e exportação funciona. Um dos principais fatores que envolve todo o processo é o frete internacional. Afinal é o procedimento que transporta o bem entre as partes que efetuaram a negociação. 

O que você precisa saber sobre o frete internacional?

Todos nós estamos familiarizados com o conceito de frete, um meio de transporte que leva a mercadoria do ponto de origem ao seu destino. Porém, quando falamos de frete internacional, pelo transporte ser entre diferentes países, o processo é mais complexo do que o frete que estamos habituados. O frete internacional é constituído por um conjunto de regras e padrões internacionais que regulamentam todo o processo de exportação e importação. 

Após fechar o negócio de importação ou exportação, a primeira etapa do fretamento a ser seguida é escolher o melhor modal de transporte, ou seja, o tipo de transporte que irá efetuar o frete internacional. Isso irá depender de alguns fatores, como o tipo da carga, prazo de entrega e qualquer acordo que tenha sido estabelecido durante a negociação.  Por usualmente se tratar de longas distâncias, os modais mais comuns no frete internacional são o modal de transporte marítimo ou o modal de transporte aeroviário. Quando se trata de frete internacional entre países que fazem fronteira, o transporte pode acontecer maneira terrestre, sendo rodoviário ou ferroviário.

Quais as vantagens de cada modal?

Cada modal de transporte tem a sua vantagem e é mais recomendado a determinado tipo de carga: 

  • Transporte marítimo por ter um custo baixo, ele possibilita uma grande capacidade de carga. Por isso, é ideal para grandes quantidades de mercadoria, de baixo ou médio valor agregado. Esta é a modalidade mais utilizada no frete internacional.
  • Transporte aeroviário – como o custo do transporte aéreo é alto, ele é recomendado para cargas leves e de alto valor agregado. Em alguns casos, também é utilizado pela urgência em realizar o transporte. 
  • Transporte rodoviário – realizado em pequenas distâncias, normalmente o transporte é de porta a porta, ou seja, a mercadoria sai do ponto de origem direto ao seu destino.
  • Transporte ferroviário – assim como o transporte marítimo, é indicado para cargas pesadas, em grande quantidade e com baixo valor agregado.

 

Tipos de Frete Internacional 

É muito importante entender quais são os tipos de frete internacional antes de contratar o serviço. Isso porque o tipo de frete está diretamente relacionado com a sua mercadoria e modal de transporte. O frete internacional é dividido em 4 tipos, e elas são:

  1. Incoterms – Os Incoterms são os Termos Internacionais de Comércio, e são acordados entre comprador e vendedor.  Esses termos irão estabelecer as questões quanto aos custos, à entrega e o seguro da carga. Os Incoterms são compostos por 11 termos, divididos em 4 categorias:
    • Grupo E (EXW);
    • Grupo F (FCA, FAS e FOB);
    • Grupo C (CPT, CIP, CFR e CIF);
    • Grupo D (DAP, DPU E DDP).

  2. Modais – nos modais, o frete irá variar conforme o modal de transporte escolhido para o deslocamento da carga.
  3. Frete Multimodal – o frete multimodal tem como base os preços estabelecidos para o frete modal, já que ele é combinação de duas ou mais modalidades de transporte. 

Tipos de pagamento de frete internacional

Os pagamentos de frete podem ser separados em 3 categorias:

  • Frete pré-pago (freight prepaid) – isso significa que o frete será pago logo após o embarque da mercadoria. Normalmente é feito no país de origem do produto, mas não é uma obrigatoriedade, podendo ser pago no exterior. 
  • Frete pagável no destino (freight payable at destination) – nessa categoria, o frete internacional é pago pelo importador, na chegada ou retirada da mercadoria no país de destino. 
  • Frete a pagar (freight collect) – o pagamento do frete internacional a pagar pode acontecer em um local que não seja nem o de destino, nem o de origem. Ou seja, o frete pode ser pago de qualquer lugar no mundo. O transportador é informado pelo agente de carga sobre o pagamento, para poder liberar a carga. 

Nós da TCW operamos com uma sólida rede de agentes de cargas, localizados próximo aos principais portos e aeroportos do mundo. Dispomos de ferramentas que permitem a integração full time no acompanhamento dos embarques, pois entendemos que em um mercado altamente competitivo, é de extrema importância ter acesso imediato às informações.  Entre em contato conosco, teremos o prazer de tirar suas dúvidas e te auxiliar a expandir seus negócios através do comércio exterior!