Seja qual for o meio de transporte, ou o destino, o seguro de cargas é uma garantia para a sua operação de comércio exterior.

Infelizmente, muitos importadores ainda acreditam que contratar um seguro de cargas é uma despesa desnecessária ou cara. Porém, o seguro de cargas é uma garantia para as suas operações de importação. Portanto, não é um apenas um luxo, mas uma proteção. E o valor investido pode te surpreender. Isso porque, embora as dúvidas ainda existam, a contratação do serviço não é tão cara quanto você pode imaginar. Por isso, separamos algumas informações fundamentais sobre seguros de cargas.

O que é seguro de cargas?

Nada mais é do que uma forma contratual estabelecida entre o importador e uma seguradora, para cobrir diversos e eventuais danos causados à mercadoria. E como já citamos, funciona como uma proteção para a carga, o que gera tranquilidade durante toda a operação. Por isso, o valor despendido em um seguro é um investimento, e não um gasto.

Por que contratar um seguro de cargas?

Independente do modal de transporte escolhido para a importação, incidentes podem acontecer. Portanto, a mercadoria não está fora de riscos e o seguro, como o próprio nome diz, é uma segurança para a operação. Assim, não é recomendado que as cargas transitem sem este seguro, por menor que seja o valor da mercadoria.

Uma dúvida frequente é se, ao contratar um Agente de Cargas, o seguro ainda se faz necessário. E a resposta é sim. O fato de a sua operação contar com um Agente de Cargas não livra ela desses riscos que citamos, pois, diversos fatores podem afetar a logística.

Um fator importante para se atentar, é o fato de que o seguro tem o objetivo de proteger a carga durante todo o período de transporte. Porém, se necessário, é possível estender a sua cobertura para o momento em que a carga está armazenada.

Por isso, a contração de uma apólice de seguro deveria ser algo presente em todas as operações de importação. Porém, por diversos motivos, muitas vezes esta não é a realidade.

Quanto custa um seguro de cargas?

Está pergunta não possui uma resposta simples e direta. Isso porque, a variedade de produtos importados é grande e o valor pago à seguradora depende de diversos fatores. Para exemplificar, questões como mercadoria, embalagem, origem e destino, modal de transporte e valor da mercadoria influenciam diretamente neste valor. Portanto, não existe uma tabela única de preços para o seguro de cargas, cada caso deve ser analisado exclusivamente pela seguradora.

Entretanto, usualmente o valor não costuma ultrapassar 0,5% do valor da mercadoria segurada. Assim, é possível ter uma noção de que o preço do seguro não pode ser um fator determinante na hora da contração. Pois, por não ser um custo excessivo à operação, essa não deve ser a justificativa para a não contratação do seguro.

Como contratar um seguro de cargas?

Para cotar e contratar um seguro de cargas é necessário entrar em contato com um corretor de seguros. Por ser um profissional capacitado, preparado e legalmente habilitado para intermediar e instruir a contração de seguros.

Existem três tipos de cobertura para as cargas: Ampla A, Restrita B e Restrita C. Como cada uma delas possui suas especificações a serem analisadas, o corretor de seguros também irá te instruir em qual delas escolher de acordo com a sua mercadoria.

Como você já decidiu por contratar um seguro, é imprescindível que não ocorram erros decorrentes desta contração. Portanto, deixe esta responsabilidade nas mãos de quem entende do assunto. Nós, da TCW, contamos com esse intermédio necessário para você garantir o sucesso da sua operação. Então, conte com o nosso apoio na hora de importar!