Você com certeza já ouviu a afirmação “tempo é dinheiro”, não é mesmo? E em diversos casos, não podemos negar esse fato. Quando falamos em comércio exterior, o tempo é uma medida fundamental que deve ser levada em consideração. Afinal, o objetivo é sempre realizar uma operação em um tempo pré-determinado, buscando dominar as variáveis que podem influenciar o prazo de entrega. No artigo de hoje, vamos entender melhor o conceito de transit time e suas principais características!

O que é o Transit Time?

Quando traduzimos o termo, já podemos ter uma ideia clara da sua função: tempo de trânsito. Trata-se do tempo que uma mercadoria leva para chegar ao destino após a sua expedição e pode ser medido em horas, dias, semanas ou meses!

E como você pode imaginar, o transit time é crucial para o comércio exterior. Inclusive, impactando diretamente na tomada de decisão de muitas empresas. Afinal, o transit time é uma medida que é levada em conta na hora da compra e venda, pois o tempo pode influenciar desde a quantidade de produtos que um importador adquire ou até mesmo inviabilizar o negócio. Tudo depende da urgência de cada operação.

Sabe quando você faz uma compra online e existe uma opção de entrega expressa com o valor significativamente mais alto do que a entrega padrão? Pois bem, o mesmo tende a acontecer com o transit time. Afinal, é comum encontrar casos em que a opção em que o transit time é menor, também é a mais cara.

De maneira geral, o transit time é anunciado no momento da negociação e contratação da compra, na negociação do frete ou até mesmo no site do transportador. Nessa medida, o tempo que a mercadoria levará para chegar ao seu destino vai depender do seu objetivo, carga e, claro, pressa para recebê-la.

Qual a diferença entre transit time e lead time?

Existe outro termo ligado ao tempo que é bastante utilizado no comércio exterior: o lead time. Como já citamos, o transit time é o tempo que a mercadoria leva para chegar ao seu destino a partir de sua expedição. Então, qual é a diferença entre os dois termos?

O lead time também é um indicador de tempo, mas ele diz respeito a todo o processo, desde o momento em que a demanda da compra é gerada, até a entrega do material. Desse modo, o transit time faz parte do lead time.

Como reduzir o transit time?

Nós começamos esse texto lembrando da famosa expressão “tempo é dinheiro”. Sendo assim, poupar tempo também é poupar dinheiro! Porém, como é possível reduzir o transit time? Bom, existem diferentes fatores que podem influenciar o transit time, desde causas naturais, como uma tempestade, até falhas humanas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como você possibilitar a redução do transit time na sua empresa.

  • Softwares de monitoramento

Possuir o controle sobre o gerenciamento de grande quantidade de dados é fundamental para a acuracidade do negócio. Ou seja, é preciso ter informações exatas sobre os produtos estocados, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.

Para isso, existem diferentes softwares de monitoramento que auxiliam o seu negócio a manter um controle assertivo. Desse modo, é possível antever e planejar as próximas operações prevendo o transit time e as necessidades da sua empresa.

  • Colaboradores capacitados

Como qualquer atividade, contar com colaboradores capacitados é essencial! Quando a sua equipe entende a fundo o seu negócio e o mercado em que atuam, significa que estão aptos e preparados para otimizar processos! Afinal, mesmo que você conte com os melhores softwares de gestão, sem o planejamento estratégico da sua equipe, a tecnologia não é aproveitada ao máximo.

  • Precisão dos dados

Tenha certeza das informações com as quais está trabalhando! Nesse caso, a precisão influencia diretamente na redução do transit time! Quando embasamos a nossa estratégia em dados precisos, conseguimos nos manter dentro de um planejamento estratégico no qual detemos certo controle.

Portanto, reforçamos a importância de planejar! Acessar informações e revisitá-las a fim de certificar-se de que está gerindo um processo baseado em dados acurados! Isso pode parecer uma dica óbvia, mas nós sabemos que na correria do dia a dia, essas três dicas não raramente são deixadas de lado.

E por último, contar com a assessoria logística de uma empresa com anos de experiência! A TCW está há mais de duas décadas no mercado e durante esse tempo, desenvolvemos estratégias que auxiliam a sua empresa a realizar operações de comércio exterior da melhor maneira possível! Entre em contato conosco e juntos vamos ajudar o seu negócio a crescer.