Nós já falamos sobre a importância do container e como a sua criação revolucionou o comércio exterior. Isso porque, o container é uma ferramenta que facilita as operações de importação e exportação, pois pode ser adaptado para transporte em diferentes modais, como navios, trens e caminhões. Por isso, é um dos principais meios de armazenamento e transporte de cargas no mundo. São diversos os tipos de containers e, pensando nisso, hoje nós vamos focar no Container NOR, que nada mais é do que um Container Refrigerado Desligado!
O que é um container?
Em definição, o container é uma caixa de metal, de diversas dimensões, utilizado para o transporte de diferentes mercadorias. É dessa funcionalidade que vem o seu nome, que tem origem inglesa e significa recipiente.
O primeiro container surgiu na década de 1950, quando seu criador Malcom McLean, que após ter sucesso com o transporte terrestre, teve a ideia de criar uma caixa para o armazenamento de mercadorias que pudesse ser utilizado em diferentes modais de transporte. Com a globalização e ao decorrer das décadas, o container se tornou o principal meio de armazenamento para transporte marítimo do mundo.
Nós já falamos sobre os diferentes tipos de containers e suas características e recomendações de uso conforme a carga. Desta vez, vamos focar no container NOR.
O container NOR e a importação e exportação no Brasil
Como sabemos, o Brasil é um grande exportador de produtos básicos para diferentes países. Entre estes produtos, podemos destacar as exportações de carne bovina, suína e de frango para países como a China, por exemplo. Além disso, também somos um grande exportador de frutas.
E qual é o ponto em comum com esses produtos? Precisam de um armazenamento específico, com controle de temperatura para garantir a qualidade e durabilidade dos produtos, principalmente durante o transporte. Por isso, o Brasil demanda uma grande quantidade de containers Reefer (Refrigerado).
Já a importação para o Brasil, principalmente de grandes parceiros comerciais, como a China, é basicamente pautada em produtos manufaturados e cargas secas. Nesse caso, os produtos não precisam de um controle de temperatura e são transportados em um container Dry.
Mas TCW, onde entra o container NOR? Vamos chegar lá! Como existe essa grande diferença nos tipos de containers utilizados, gera um problema. Por exemplo, no Brasil, sobram containers Dry nos terminais, enquanto faltam refrigerados.
Para solucionar esse problema, é necessária a reposição dos containers para equilibrar as ofertas e demandas do país. Esse reposicionamento funciona da seguinte maneira, containers vazios são transportados dentro dos navios que operam em determinada rota. Não precisamos nem dizer que isso gera altos custos logísticos, não é?
Neste cenário, onde o problema é considerável, como buscamos a solução? Eis que existe o container NOR, sigla em inglês que quer dizer Non-Operating Reefer, ou Container Refrigerado Desligado. Com ele, é possível “devolver” o container refrigerado ao Brasil, porém, como ele está desligado, é possível acomodar cargas secas, aquelas que não precisam de um controle de temperatura. Desse modo, solucionamos o problema de falta de containers refrigerados e não criamos um novo problema, como o reposicionamento de containers.
A principal vantagem do container NOR é solucionar essa questão de reposicionamento, mas com ele, outras vantagens surgem, como a diminuição no custo logístico! Isso porque, o custo do frete de um container NOR pode chegar até a 40% menos do que o Dry. Além disso, quanto mais container NOR circulando, menos o custo com o reposicionamento e por consequência, menores custos operacionais com navios.
E você, conhecia o container NOR e suas vantagens? Ele pode ser uma excelente ferramenta para o seu negócio. Se você possui qualquer dúvida, a cerca do container NOR, ou não, entre em contato conosco. A equipe TCW está sempre à sua disposição para otimizar as suas operações e ajudar a sua empresa a crescer!