A cubagem de uma mercadoria interfere diretamente no custo do frete. Isso porque o valor do transporte não é definido apenas pelo peso da carga, mas por uma combinação de fatores referentes à carga e ao modal de transporte escolhido. Trata-se de uma questão básica da logística, mas ainda pode causar algumas dúvidas, principalmente para quem está começando a importar. Neste artigo vamos tratar da cubagem e outros denominadores, como o fator de cubagem e o peso cubado, cada um com sua importância e impacto no custo do frete.

O que é cubagem?

A cubagem é um termo comum no segmento logístico, não apenas em operações de importação e exportação, mas também no transporte doméstico. Trata-se de uma base de cálculo que verifica a relação entre volume e peso de uma mercadoria para a melhor distribuição e aproveitamento do espaço no modal de transporte escolhido. Este calculo é básico, nada mais é do que descobrir o volume da mercadoria, que é dado pela fórmula altura x largura x comprimento.

Imaginemos o seguinte cenário: uma mercadoria possui 2m de altura, 2m de largura e 3 metros de comprimento. Seguindo a fórmula de volume, temos o seguinte cálculo: 2mx2mx3m = 12m³. Desse modo, o volume da nossa mercadoria é de 12 metros cúbicos (12m³).

Porém, para o segmento logístico, o conceito de cubagem vai um pouco além, pois ele é utilizado para definir a relação entre o volume e peso de uma mercadoria, embalada e pronta para o embarque e o espaço que ela irá ocupar no modal de transporte.

Vamos a um exemplo para ficar mais fácil a compreensão. Digamos que o nosso modal de transporte é um caminhão que possuí capacidade para até 15 toneladas. Porém, a nossa carga tem um volume grande e leve, isso faz com que o caminhão atinja o seu volume máximo, sem atingir a sua capacidade de carga, ficando lotado com apenas 1 tonelada da mercadoria, por exemplo. Por isso, a cubagem é tão importante, para planejarmos a logística da nossa carga.

Fator de cubagem

Outro valor importante a ser levado em consideração é o fator de cubagem, um número que equivale ao peso ideal em relação ao metro cúbico dentro do veículo. Este é um valor pré-estipulado e cada veículo possui um fator de cubagem diferente, já que existem diferenças entre a capacidade de carga de cada modal.

Os fatores de cubagem são:

  • Rodoviário: 300kg para cargas fechadas e entre 200kg e 250kg para cargas fracionadas, ou seja, cargas que contém mercadorias de tamanhos e pesos diferentes;
  • Marítimo: 1.000 kg;
  • Aéreo: 166,7 kg.  

Peso cubado

Com o valor da cubagem de uma mercadoria e o fator de cubagem do veículo, podemos calcular o peso cubado, isto é, o espaço que é realmente ocupado dentro do veículo. Portanto, só precisamos multiplicar a cubagem da mercadoria pelo fator de cubagem do modal de transporte.

Vamos novamente a um exemplo, digamos que possuímos uma carga com o peso real de 2.000kg. A carga está dividida em 2 caixas com 2m de altura, 2m de largura e 3 metros de comprimento, como no nosso primeiro exemplo, e será transportada em um caminhão. Para sabermos o peso cubado da mercadoria faremos a seguinte conta:

  • 2 (o número de caixas) x 2m x 2m x3m = 48m³, o valor da nossa cubagem total.
  • Peso cubado = Cubagem x Fator de Cubagem. Portanto, 24×300 = 7.200kg.

Portanto, temos uma mercadoria com o peso real de 2000kg, mas que dentro do caminhão vai ocupar o espaço de 7.200kg. Com isso, o cálculo do frete deve ser feito com base no peso cubado e não no peso real da mercadoria. Vale ressaltar que nem sempre será assim, o que prevalece na hora de calcular o frete é o maior peso, que não necessariamente será o peso cubado. Por exemplo, se a mercadoria do cenário acima tivesse o peso real de 8.000 kg e o mesmo peso cubado, ou seja, 7.200kg, o peso para a base de cálculo de frete seria o peso real.

O objetivo da cubagem é facilitar o planejamento das empresas, auxiliar na hora do carregamento e da organização financeira, ao tornar a precificação dos produtos mais justa. Ficou clara a importância da cubagem, fator de cubagem e do peso cubado na logística? Se você ficou com alguma dúvida a respeito dos temas abordados neste artigo, ou em qualquer assunto ligado ao comércio exterior, entre em contato conosco!