O blank sailing é um termo comum no transporte marítimo e diz respeito às mudanças realizadas na rota de transporte. No Brasil, geralmente é utilizada a expressão omissão.
São muitos os termos presentes no comércio exterior, e um dos mais conhecidos entre os armadores é o blank sailing. Ele acontece quando a empresa responsável pelo fretamento dos navios utilizados nas operações de comex realizam alguma mudança na rota da viagem. Portanto, essa prática impacta diretamente o lead time da operação, pode afetar a comercialização das mercadorias, e até mesmo o consumidor final.
O que é e quando acontece o blank sailing?
Podemos definir o blank sailing como qualquer alteração na rota da viagem, desde uma mudança parcial ou total no trajeto marítimo. Assim, a atracação do navio não acontece em um porto específico, uma parada no trajeto, ou da viagem toda, alterando o destino final.
O blank sailing também pode acontecer por um atraso na partida do navio. Portanto, ele acontece sempre que o armador altera a rota da operação.
Por que acontece o blank sailing?
Uma das principais causas para o blank sailing é a falta de possibilidade de atracar o navio. Neste caso, devido a condições climáticas adversas ou até mesmo por razões financeiras. Pois a operação deve ser rentável para os armadores.
Um cenário bem comum, é quando a capacidade de armazenamento dos navios está baixa. Por exemplo, quando a demanda de containers a serem embarcados é baixa e apenas uma porcentagem da capacidade de ocupação do navio é utilizada, o armador pode decidir por adiar a partida e aguardar novas cargas. Quando isso acontece, a carga do cliente é reprogramada para o próximo navio disponível.
Essa prática também pode acontecer quando as empresas de transporte marítimo alteram o número de viagens semanais, o que afeta diretamente as rotas programadas.
Como minimizar o impacto causado pelo blank sailing?
O blank sailing pode impactar o lead time da operação, ou seja, o tempo da entrega do produto ou serviço. Embora isso não seja uma regra, é importante que as empresas estejam à par do ciclo de compra e venda das suas mercadorias. Desse modo, é possível definir uma margem de segurança para minimizar os impactos causados pelo blank sailing.
Quando for programar uma operação, realize um planejamento logístico. Com ele, é possível manter-se informado sobre todos os principais aspectos da produção com o fornecedor e da entrega com o armador e o cliente. Assim, é mais fácil visualizar e antecipar as possíveis consequências do blank sailing.
Outro fator para se manter atento, é analisar a sazonalidade das rotas comerciais. Tanto pelo setor de atuação, como pela dinâmica empregada no comércio exterior. Ou seja, estar antenado a fatores que podem afetar o processo do comércio exterior, como feriados nacionais, por exemplo. Neste caso, consultar um armador ou um agente de cargas pode fazer toda a diferença na sua operação.
Além disso, ao planejar a logística da operação, é importante prever essas crises que podem acontecer. Portanto, ao determinar o prazo de entrega, é interessante colocar uma margem para eventuais atrasos. Assim, é possível buscar uma solução caso aconteçam problemas no transporte e minimizar os impactos sofridos pelo seu negócio.
Nós sempre falamos sobre a importância de um planejamento na sua operação. Isso porque, inúmeros problemas podem ser antecipados, previstos e até mesmo evitados com um bom planejamento logístico. O blank sailing é apenas um fator que pode impactar a sua operação. Por isso, planeje! E para isso, você pode contar com a TCW, pois nós possuímos ferramentas e profissionais especializados em operações de Comércio Exterior para auxiliar você e o seu negócio.